mangia che te fa bene

Por que é tão difícil de os filhos entenderem isso? Mangia che te fa bene é uma daquelas expressões consagradas pelo uso que, no fundo, acho que expressa a angústia de todas as mães em busca de uma alimentação ideal para os filhos. E também expressa nossa herança italiana, que insiste em que quantidade é qualidade. Não é, sabemos. Mas explica isso para os nossos corações apertadinhos quando a cria não come, vai…

Pois eis que nesses dias em que Enzo não está querendo muito  diálogo com as papinhas salgadas que a mamma aqui prepara, tenho lido e ouvido outras mães desabafando a mesma preocupação. A Mari mesmo comentou aqui como teve dificuldades com a alimentação do Nicolas, e esse fórum do MMqD está repleto de mães tricotando sobre o tema. Eu mesma, no mãederna, escrevi sobre isso ainda ontem.

O que acontece com essas crianças, meodeos? Bom, se você perguntar para as mães das antigas, talvez elas digam que são manhosos, que nós somos frouxas, que o jeito é deixar os filhos que não querem comer sem comer o dia inteirinho para eles pararem de frescura. A vida, há algumas gerações, era na base do “imponha sua vontade à força” ou “quem pode mais chora menos”.

Ainda bem que não é mais assim!

Porque hoje a gente sabe que as crianças são mais espertas do que nós todos juntos (racionalizam menos, deixam-se levar mais pelos sinais dos próprios corpos, acertam mais, pois). E o homeopata em que levei o Enzo me disse exatamente isso: “sossega que Enzo não come isso ou aquilo simplesmente porque está fazendo mal para ele. Espera uns dois meses e depois tenta de novo”. Simples assim.

O grande aprendizado nessa história toda de filhos que não comem, pra mim, é: vamos oferecer, vamos variar o cardápio, vamos ampliar a oferta inicialmente de frutas e legumes mais adequados ao paladar dos pequenos, mas vamos, sobretudo, respeitar a vontade deles, que expressa a necessidade alimentar deles, afinal. Se é pra eles comerem bem, temos de ouvi-los nisso.

Então, o negócio aqui agora é na base do relaxa, mamma, che te fa bene!

About Natalie Catuogno Consani

mãe do Enzo, jornalista, documentarista, produtora, pesquisadora da infância e de literatura infantil. especialista em autoironia. mestra em autoficção não-publicada. phd em filosofia de botequim. grammy como cantora de chuveiro. feminista. feminista. feminista. esquerdista. esquerdista. esquerdista.
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a comment